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%4 sid.inpe.br/mtc-m18@80/2009/02.03.12.22
%2 sid.inpe.br/mtc-m18@80/2009/02.03.12.22.42
%T Aplicação da teoria de controle na dinâmica de veículos espaciais e detecção de falhas em sensores inerciais
%D 2008
%P 58
%A Oliveira, Élcio Jeronimo de,
%I Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
%C São José dos Campos
%X Neste trabalho foram abordados os tópicos relacionados ao projeto de um sistema de controle para um veículo lançador de satélites (VLS). Também foi avaliado o problema de detecção de falhas em sensores inerciais. A abordagem foi realizada tendo como base as equações dinâmicas linearizadas do VLS. Estas equações foram utilizadas no projeto do regulador linear quadrático e do filtro de Kalman para estimação dos estados e identificação de falhas. Para a análise da detecção de falhas em sensores inerciais foram utilizadas técnicas baseada em modelo dinâmico e por redundância de sensores. ABSTRACT - The satellite launch vehicle control system development was approached in this work and, the linearized dynamic equations from the Brazilian VLS mathematical model were applied as base of this study. These equations were used in the linear quadratic regulator and the Kalman Filter development. The Kalman Filter was used to estimate the system state and the fault detection. Also was discussed the inertial sensors fault detection problem considering the non-model based technique (or sensor redundancy technique) point of view.
%@language pt
%3 paginadeacesso.htm


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